Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters. Crédito: Mauricio Santana/Getty Images
“A família Foo Fighters está devastada pela perda trágica e prematura de Taylor Hawkins”, escreveu a banda em comunicado.
De Karen Gwee
O baterista do Foo Fighters , Taylor Hawkins, morreu, de acordo com um comunicado da banda. Ele tinha 50 anos.
A banda anunciou a notícia em um comunicado nas redes sociais em 25 de março. Nenhuma causa da morte foi informada.
“A família Foo Fighters está devastada pela perda trágica e prematura de Taylor Hawkins”, dizia o texto.
“Seu espírito musical e risada contagiante viverão com todos nós para sempre. Nossos corações estão com sua esposa, filhos e família, e pedimos que sua privacidade seja tratada com o maior respeito neste momento inimaginavelmente difícil”.
— Foo Fighters (@foofighters) March 26, 2022
Nascido em Dallas, Texas, em 17 de fevereiro de 1972, Taylor Hawkins tocou na banda experimental Sylvia antes de tocar bateria nas turnês ‘Jagged Little Pill’ e ‘Can’t Not’ de Alanis Morissette . Hawkins se juntou oficialmente ao Foo Fighters em 1997, substituindo seu baterista original William Goldsmith.
“Eu conheci Dave [Grohl] neste [estação de rádio dos EUA] K-Rock show de Natal porque o Foo Fighters estava subindo e Alanis Morissette estava na porra da estratosfera naquele momento”, disse Hawkins à NME em uma reportagem de capa de 2021. .
“Eu e Dave parecíamos irmãos perdidos de uma maneira estranha. Tínhamos uma vibração semelhante e não sei por quê. Lembro-me de meu amigo tocando com o Foo Fighters antes de conhecer Dave e vendo-os brincar nos bastidores. Ele me disse: ‘Esse cara pode ser como seu irmão’.
“E com certeza, quando nos conhecemos, apenas pensamos: ‘Somos irmãos de outra mãe!’ Foi instantâneo – tanto que Alanis Morrisette apenas disse ‘O que você vai fazer quando Dave te convidar para ser o baterista do Foo Fighters?’”
De acordo com uma entrevista de 2018 , Grohl pediu que ele se juntasse à banda depois que Goldsmith decidiu sair, e ele se tornou um membro permanente durante a gravação do quarto álbum de estúdio da banda ‘One By One’.
Hawkins também se manteve ocupado com muitos projetos paralelos. Ele liderou Taylor Hawkins & the Coattail Riders como baterista e vocalista desde os anos 2000 e em 2014 formou o projeto paralelo The Birds of Satan, que era um spin-off da banda cover Chevy Metal.
Mais recentemente, Hawkins se uniu a Dave Navarro e Chris Chaney , do Jane’s Addiction, para formar o trio NHC. No início deste ano, eles lançaram o EP ‘Intakes & Outtakes’.
O Foo Fighters está atualmente em turnê na América do Sul. O último show de Hawkins com a banda foi a atração principal no Lollapalooza Argentina em Buenos Aires em 22 de março.
Hawkins morreu antes que o Foo Fighters pudesse se apresentar no Festival Estero Picnic em Bogotá, Colômbia, em 25 de março. Velas acesas foram colocadas no palco do festival em sua homenagem:
El main stage de FEP en estos momentos. pic.twitter.com/uoxTK8ymj1
— Pablo Acuña (@pabloacuna) March 26, 2022
Homenagens começaram a fluir para Hawkins. Tom Morello , do Rage Against The Machine, compartilhou uma foto de si mesmo, Hawkins e Perry Farrell, do Jane’s Addiction, escrevendo: “Deus te abençoe Taylor Hawkins. Eu amei seu espírito e seu poder de rock imparável. Descanse em paz meu amigo.”
O guitarrista do Queen, Brian May, expressou sua descrença com a morte de Hawkins: “Não. Não pode ser. De coração partido. Taylor, você era uma família para nós. Nosso amigo, nosso irmão, nosso filho amado. Abençoe. Sentiremos tanto a sua falta.”
Fonte/Texto: New Musical Express
https://youtu.be/sc2b0pMs0QU