Depois de distribuir quentinhas orgânicas e itens de higiene como papel higiênico, álcool gel e máscaras para mais de cinco mil famílias moradoras na Lapa e Centro, desde o início da pandemia da covid-19, o projeto Tropa, idealizado e coordenado pelo o rapper Shackal, pretende ampliar suas ações.
O projeto Tropa ganhou um espaço na Lapa para instalar sua sede, que oferecerá gratuitamente atividades educativas com enfoque social. Para dar partida à programação, foi aberto um financiamento coletivo para arrecadar R$ 15 mil, que serão empregados nas obras de instalação elétrica da sede na Lapa, e a criação de um CNPJ, fundamental para a participação de editais e concursos.
Formado por voluntários de diferentes etnias, culturas e classes sociais, as ações até agora foram possíveis graças a outros financiamentos coletivos, que permitiram a compra de alimentos orgânicos diretamente de pequenos agricultores do estado do Rio de Janeiro, e a preparação de quentinhas na cozinha industrial na Casa de Luzia, na Lapa, que foram distribuídas, principalmente para pessoa sem situação de rua.
Com sua sede, a Tropa começará a se estruturar paraoferecer perspectiva de vida a milhares de pessoas através de um espaço voltado ao desenvolvimento de habilidades profissionais e artísticas, oferecendo cursos, palestras e uma estrutura potente para a realização de atividades culturais.
É fácil doar! Basta ir no site Benfeitoria, no link https://benfeitoria.com/tropa-da-solidariedade-l35.
A programação da sede da Tropa na Lapa abrangerá:
- Oficinas EducAfro, com aulas de reforço e pré-vestibular social;
- Curso Rango Tropa, com aulas de auxiliar de gastronomia às pessoas em situação de rua, que poderão assim inverter o jogo fornecendo alimento à comunidade;
- Selo Tropa Music, uma gravadora destinada à produção de jovens rappers da periferia selecionadxs na ‘Batalha da Tropa’;
- Cursos de audiovisual, fotografia e graffiti;
- Espaço de apoio a dependentes químicos;
- Centro de atividades e eventos, e muito mais!
SUPERAÇÃO, PANDEMIA, CARINHO, CUIDADO E RESPEITO
Shackal conta que “nessas ações conseguimos juntar a cidade partida, levando para um campo de reflexão pessoas de diferentes bairros da cidade”. Quando todo o bairro da Lapa Fechou por causa da pandemia de Covid 19, o rapper arregaçou asmangas, porque “sabia que precisava devolver às pessoas do bairro o’mesmo carinho, cuidado e respeito”, que alguns tiveram com ele quando ainda dormia pelas calçadas do Centro do Rio. Criou então uma rede solidária, com “pessoas pretas, brancas, ricas e pobres para unir forças e iniciar o projeto da Tropa”.
Nascido na Rocinha, Shackal (Jorge Luiz Fernando dos Santos) desde 1992 foi ativo na cena musical, integrante da Atcon (Associação atitude consciente), a primeira associação de rappers do Rio, formada por MV Bill, Gabriel o Pensador, Damas do Rap, Filhos do Gueto, entre outros. Fez teatro com Ernesto Piccolo, participou da coletânea Hip-Hop Rio, produzida por Marcelo D2 com participações de Mahal, Seu Jorge, BNegão, Black Alien, 3Preto, Marechal entre outros. Tocou na abertura do show da banda Planet Hemp, no Canecão, e também junto com a Nação Zumbi, na Cantareira, em Niterói.
Em 2008 sua trajetória foi interrompida pela adição às drogas, mas em um esforço de superação, e com a ajuda da planta medicinal africana ibogaína, em 2016 ele se recuperou inteiramente, e voltou ao convívio da família, retomando seu trabalho. Desde então, lançou três videoclipes com seu antigo grupo de rap 3preto. Criou um circuito em parceria com a Red Bull e Prefeitura do Rio e rodou os bairros da cidade com o projeto Rio Freestyle “Batalha de rimas, Slam de poesias, Skate – um verdadeiro encontro da juventude”.Abriu o show do Mano Brown e Black Alien no Circo Voador, tocou comHypnoticBrass Ensemble, Big Black Band de Chicago. Abriu a Final da Batalha do Real no centro cultural João Nogueira e lançou o Baile do Shackal.
Canais Tropa: https://www.youtube.com/watch?v=isYbvy_EpRo
tropadasolidariedade.com
@tropadasolidariedade
@Shackaloficial
reliquiadorap@gmail.com
+5521 99152 6612