Parceria com Dfideliz marca primeiro lançamento após ‘Audaz’ e traz sonoridade que o rapper pretende abordar em 2019
Após fechar o ciclo do álbum ‘Audaz’ (2018), Filipe Ret lança seu primeiro single de 2019 pela Som Livre. Em parceria com o rapper paulista Dfideliz, “Sessão do Descarrego” chega em todas as plataformas digitais neste 12 de junho – ouça. Segundo Ret, é uma ‘love song hard’, que fala sobre fetiches e fantasias sexuais, defendendo que toda relação deve ser consensual. A faixa vem acompanhada de um clipe, disponível em seu canal de YouTube.
Após o sucesso de Audaz, Ret emplaca sua primeira parceria com Dfideliz e fala sobre a nova geração de rappers na cena nacional. “Audaz completa minha trilogia e serviu pra amadurecer minha carreira e minha perspectiva musical e humana. O álbum me fez voltar a gostar de produzir, de escrever e também me introduziu no trap. Eu não me identificava com a geração anterior como me identifico com essa. Por isso eu fazia pouquíssimas colaborações. Hoje a cena tem gente com mais substância e coisas a dizer. A parceria com Dfideliz é minha introdução a essa nova fase de colaboração com essa cena, que crescerá e ficará ainda melhor daqui a alguns anos”, conta.
Ret fala sobre seus planos para 2019 e apostas em novos sons. Recentemente o rapper gravou uma participação em uma faixa do MC Cabelinho e esteve na Europa com Djonga e Delacruz em um projeto da Pineapple. “O plano é manter a criação em estúdio como algo quase cotidiano. Eu finalizei ‘Audaz’, mas continuei em estúdio, então tem muita coisa nova chegando ainda este ano, só ainda não defini o formato. Eu gosto de descobrir coisa nova, a explosão do trap e do reggaeton ampliaram meus horizontes”, finaliza.
“Sessão do Descarrego” – Filipe Ret e Dfideliz (Prod. Dallas)
Lançamento Som Livre – 12 de junho/2019
Produção Musical: Dallass
Mixagem: Dallass
Masterização: André Dias
Violão: Michel Alvarenga
Metais: Jr Trakinas e Rafael Nascimento
Sobre Filipe Ret
Filipe Ret dedicou quase metade da sua vida à música e à cultura hip hop até se tornar um dos principais nomes da cena nacional. Desde o começo, nas rodas de rima, ele trazia um olhar diferenciado, de observador – sobre as ruas do Catete (o TTK, celeiro do rap carioca), onde cresceu – e a realidade dos morros.
Sua estreia foi no disco “Numa Margem Distante”, colaboração com o produtor e beatmaker Mãolee, em 2009. Juntos de Daniel Shadow, eles desenvolveram a Tudubom, banca independente de rap que conta com uma loja de artigos de street wear, um canal no YouTube e um selo fonográfico. Em seus anos de atuação, a equipe Tudubom desenvolveu um trabalho que se destacou na cena brasileira de hip hop independente.
No primeiro disco-solo, ele veio com “Vivaz”, deixando claro que estava vivo e surpreendendo na cena. Lançado em 2012, o álbum trouxe o primeiro grande hit:“Neurótico de Guerra”. Já circulando pelo país, de casas em periferias até grandes palcos, Ret traz “Revel” (2015), álbum que o fez alcançar um novo patamar de popularidade e alcance de público. O disco ia do hit “Chefe do Crime Perfeito” até “Invicto”, que virou hino de torcida de futebol. O trabalho trouxe muito da cultura urbana carioca, servindo como linha condutora entre funk e rap.
Lançado pela Som Livre em 2018, o álbum “Audaz” completa a trilogia do rapper sendo um marco em sua carreira. Considerado seu trabalho mais ambicioso, Filipe Ret reuniu as participações especiais de Marcelo D2, Flora Matos, MC Deise, BK e TH. No YouTube já são mais de 30 milhões de visualizações das 13 faixas.