Por Negro Davi – Programa Hip Hop Vai Além
O programa Hip Hop Vai Além vai ao ar todos os sábados às 14h: 30min, na direção de Negro Davi, na Radio WD
Salvador recebeu o show de um dos grupos de Rap mais influente do Brasil, Racionais Mcs. O time veio completo com Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e DJ kljay e ainda se deu ao luxo de trazer convidados especiais como: Helião (Rzo) e Linno Crizz além do grupo de Rap Okaris de Salvador, que subiu ao palco com eles no show realizado no dia 15 de junho na casa de show Wet´n Wild situada na Avenida Paralela em Salvador. A primeira atração a se apresentar foi a banda Afro Man, seguida do grupo de reggae Adão Negro que convidou o grupo de rap local Quatro preto para dividir o palco com eles. Por motivos desconhecidos até o momento, não sabemos o porquê de não acontecido o show de um dos ícones do reggae baiano o cantor Edson Gomes, mas nada tirou o brilho do evento nem a felicidade de ver unidos pai e filho, ou seja, o reggae e o Rap, Ritmos que surgiram nos guetos jamaicanos.
Antes de trombar com os Racionais batemos um papo com Serginho da banda de reggae Adão Negro, que falou do projeto Adão Negro nas escolas nas quais realiza apresentações sem ganhar cachê.
Racionais da coletiva para os três programas de hip-hop de salvador
Antes de subir ao palco os Racionais Mc receberam no camarim os três programas de hip-hop em atividade em Salvador-Ba para uma entrevista coletiva. Esteve presente o programa Hip-Hop vai Além que tem apresentação de Negro Davi na Radio WD do bairro de Pernambués , acompanhado pelo cinegrafista da TV Gap Felipe Mota e Jean silva , o programa Evolução Hip-Hop apresentado por DJ branco na Educadora FM e o programa Esfera hip-hop, apresentado por Mano Tesoura, Jason e Pablo Roberto na 88 FM.
A entrevista, que durou aproximadamente 35 minutos, foi bem construtiva e foi possível abordar diversos temas relevantes da atualidade do Brasil como: juventude negra, criação de um partido Negro, nova geração do Rap, grupos que surgem na internet, novo momento dos Racionais, governo, novo cd dos grupos, educação para o povo das periferias, Rede Globo, política, redução da maioridade penal e manifestações no Brasil .
Mano Brown foi o que mais foi perguntado pelos entrevistadores no começo da coletiva, mas ele fez questão de ressaltar a um dos jovens do Fenajune, que participou da coletiva, que as perguntas seriam direcionadas não só ao Mano Brow, mas sim ao Grupo Racionais Mcs. Atitude que demonstrou que o grupo está cada vez mais forte,
Novo CD disse Também que Racionais nunca vai acabar que Racionais ta ampliando e que o cd que cada um esta preparando esse ano não é uma separação se pra muitos é uma separação, pra eles é ampliar o alcance e o disco que ano que vem é a continuação .
Televisão, Rede Globo – Mano Brown disse que não tem porque ir a globo, mas agora que reconhece a força da televisão, disse que a Globo é coisa do Brasil e por isso tem que ser útil para o Brasil tem que exigir da Globo coisa pro povo.
DJ Kljay (Racionais Mcs), disse que cada um tem que descobrir seu talento individual dentro do movimento hip-hop.
Mano Brow disse que no dia que o Brasil resolver a educação resolve o problema do Brasil. Na opinião do Rapper o ensino tem que ser de gratuito, educação tem que ser de graça, faculdade tem que ser de graça se a massa fosse instruída e estudasse o Brasil seria sempre mais rico.
Redução da maioridade penal
Mano Brow disse que é contra porque no dia que o Brasil der condições de vida ao jovem que está a margem da sociedade para eles serem o que o Brasil quer que eles sejam, o Brasil pode punir da maneira que achar que é justo, mas como não dão essa condição, não é justo puni-los da maneira que o Brasil quer. Finalizou falando que desse jeito vão buscar moleque pobre dentro de casa e um dia iria buscar na barriga da mãe.
O Palco o show
Mais uma vez os Racionais em salvador Bahia, na cidade mais negra do Brasil, na Bahia de Marighela o líder que foi homenageado por Mano Brown na musica que ganhou premio na MTV com o videoclipe. A ansiedade tomava conta do publico que queria matar a saudade,quando o grupo iniciou o show com a musica “a mente do vilão”, a multidão foi ao delírio e pôde cantar diversas músicas bem conhecida que está sempre na boca do público como: Negro Drama,Vida loka, diário de um detendo, Jesus chorou, da ponte pra cá e a nova That’s My Way, musica nova que Edi Rock gravou com seu Jorge e outras .