Viviane Pitaya defende direito ao prazer e ao ócio em single e clipe que chegou às plataformas no dia 15/10

Cantora e compositora conecta ancestralidade e contemporaneidade ao transportar células rítmicas de matriz africana à percussão eletrônica

A cantora, compositora, atriz e produtora cultura baiana, Viviane Pitaya, acaba de lançar seu novo single e videoclipe, “Solução”, em todas as plataformas digitais e canal do Youtube Frequências Preciosas. A direção e o roteiro do clipe são de Douglas Oliveira, a partir de concepção da artista. A produção audiovisual é assinada por Douglas Oliveira e Tiago Moreira, do Coletivo SALVA. O single tem produção musical de Marcelo Santana (Estúdio Aquahertz).

Em “Solução”, Viviane Pitaya retrata o cotidiano numa condição de ócio; propõe a satisfação de se sentir bem, independente das críticas e dos julgamentos alheios. “Essa música vai além de defender o ócio e o prazer e, sim, deixar-se sentir, de fato, a vida e as coisas boas que ela proporciona, dentro, também, do que conquistamos”, explica, o que pode ser comprovado nos versos introdutórios da canção: Quando estou em casa e não tenho o que fazer/ Ponho uma roupa e começo a dançar / Eu quero paz, eu quero sentir só prazer/ De fazer o que me satisfaz/ O que me satisfaz / Isso é algo tão bom (…). 

Pitaya concilia tons graves, médios e agudos com fluidez e afinação, demonstrando pleno domínio de seus recursos vocais. Sua voz vai da doçura, que acolhe, à explosão, que expulsa, numa dança de sentimentos que afloram. Sua música conecta ancestralidade e contemporaneidade, ao transportar células rítmicas de matriz africana à percussão eletrônica e aos samplers, imprimindo um frescor típico de quem escreve música em 2021. No clipe, ela revela suas qualidades de atriz que é, profissão que leva, em paralelo. Em 2012 realizou residência teatral no Odin Teatret, com Eugênio Barba, em Holstebro, Dinamarca, e  em 2019 atuou sob a direção de João Falcão.

“Somos capazes de realizar tudo que quisermos, mesmo diante dos problemas, e, ainda assim, podemos nos desconectar de tudo, ficar em conexão interior e deixar fruir, sentir a vida passando e vivenciando as coisas simples, como abraçar o cachorro, sentir a textura de seu pelo, ficar só e feliz, ser livre para tudo que quisermos construir”, comenta, a exemplo destes versos: Chego acordo / Bem cedinho / Para tomar / O meu cafezinho / Abraço o cachorro / Pega o focinho/ Que tá gelado/ E bem molhadinho / Tudo que eu quero / É ficar sozinha / Dançando em casa/ Só de calcinha / Ficar na minha/ Curtir bem aqui / A minha vidinha. “E sempre tem alguém que nesse processo aparece para nos aborrecer de alguma forma e, no final, a gente só quer saborear da vida, sem atribulações, ou simplesmente jogar tudo pra cima, chorar … tudo isso é uma possibilidade e uma solução, que é o nome da música”, justifica.

Sobre Viviane Pitaya

Viviane Pitaya conquistou, em 2018, o prêmio de Melhor Ideia Empreendedora pelo seu projeto de músicas autorais no Programa Mestre Projetista (BA). No ano seguinte, lançou seu primeiro clipe, Andando Sozinha, e o single “Chá de Camomila”. Suas canções abordam vivências do cotidiano, questões sociais, liberdade da mulher e o amor de uma forma leve e sarcástica.  É idealizadora da iniciativa Frequências Preciosas (www.frequenciaspreciosas.com.br), um projeto que desenvolve ações de pesquisa, formação, inovação, difusão voltada para cantoras negras a indígenas da cena independente da música nacional, o qual já foi contemplado com o Prêmio Aldir Blanc e com o Programa de Aceleração da Sebrae.

Acesse os canais de comunicação da cantora:

Youtube: https://www.youtube.com/c/VivianePitaya
Facebook: https://www.facebook.com/vivianepitayaoficial
Instagram: https://www.instagram.com/vivianepitaya/

Sharing is caring!

Deixe um comentário