Não é novidade que os índices de incêndios e queimadas aumentaram recentemente. Isso resultou em perdas na Amazônia e no Pantanal. Trata-se do meio ambiente sendo dilacerado. E neste contexto, posicionar-se não basta. É preciso agir e protestar. E é justamente dessa forma que o rapper Igor B divulga o single “Mobilize-se“.
A faixa é lançada em prol de duas entidades: Rede Contra Fogo e CIFA. Ambas lutam pela preservação da natureza. A primeira cuida da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás (GO). Já a CIFA protege a região da Chapada Diamantina, que fica às proximidades de Lençóis (BA).
Na ocasião, o artista doará todos os direitos do primeiro ano de execução da música para as instituições. Natural de Salvador, Bahia, Igor B é radicado em Brasília (DF) desde 2012. E desta forma, tem visto de perto todo o impacto causado à natureza nos últimos anos. Para ele, o título da música é uma espécie de convocação em prol da defesa do meio ambiente.
“O calor e o aquecimento global estão cada vez mais intensos. Isso é um reflexo de um governo antiecológico e coordenado pelo agronegócio. Ou seja, é como se os fazendeiros tivessem autorização para queimar as nossas florestas. Então precisamos nos mobilizar para defender o nosso planeta. Assim, precisamos de todos, independentemente de credo, raça ou gênero”, frisou.
Vale pontuar que Mobilize-se mistura blues, reggae, dub, baião e hip hop. A produção é do instrumentista Amon Martins, que ainda gravou percussão, guitarra , baixo e gaita na ocasião. Por outro lado, o cantor assina a letra, os samplers e os beats da obra.
Igor B está em atividade desde 2003 e entende que a canção também é fruto do seu amadurecimento artístico. “Me sinto mais à vontade para ousar e experimentar coisas novas. Isso permite estilos e flows diferentes. Desta vez, por exemplo, pude me inspirar em Bob Marley, Peter Tosh e Vintage Reggae Soundsystem”.