
Qual é o seu problema? A pergunta é complexa. E as respostas podem ser variadas. Mas L-TON, Rapha MC, Binho e Se7e decidiram usar a questão para abordar assuntos que têm deixado a sociedade confusa.
“A geração atual vive frustrada, que busca soluções em lugares errados e mesmo assim não consegue encontrar o problema. Não consegue enxergar uma direção para resolver certos problemas da vida. Esse som veio pra falar sobre isso”, diz Rapha MC.
Interpretada por rappers de locais, pensamentos e vivências diferentes, “Qual é o problema?” trata da ilusão, vendida como solução, de que dinheiro, fama, mulheres e bens materiais tem o poder de mudar o drama das pessoas. Fala de liberdade, no mais amplo sentido da palavra. É sobre buscar solução em quem de fato pode solucionar. E isso não se resume a religião.
Binho observa que o “tema é fundamental para refletirmos o momento que o mundo vive hoje”. Se7e complementa: “São vários problemas, seja no lado espiritual, social, financeiro… E eles precisam ser solucionados. Isso vai muito além de ser cristão, de ser evangélico… Tem muito haver do que a gente é como ser humano”.
As ideias para o single foram desenvolvidas no período que o L-TON morou na América. O mesmo aconteceu com o vídeo, que teve captações feitas pelo Rapha MC em Boston, Hudson e Fall River, em Massachusetts, nos EUA, e no Rio de Janeiro por Felipe Thomaz.
“A gente questiona a superficialidade que o ser humano tem vivido nessa era digital”, diz L-TON. Mas além disso, essa música representa uma amizade e um respeito de quatro caras que são totalmente diferentes. Todos curtem rap, mas cada um tem a sua particularidade. E isso é uma experiência incrível que a gente compartilha. Tenho expectativa de que esse som chame a todos a essa reflexão e a imergir um pouco mais”.
Ouça no Spotify: https://spoti.fi/2FrNogW
Ouça na Deezer: https://bit.ly/2U176IM
Ouça na Apple Music: https://apple.co/2Tno8fx
SOBRE O L-TON
Envolvido com o hip hop desde 1994, L-TON (lê-se Éliton) é líder do R.E.P, grupo pioneiro do rap gospel no Rio de Janeiro, produtor e CEO do Good Boyz Muzik. Seguindo a tradição familiar, ele estudou piano e, ao longo de sua carreira musical, tem trabalhado e feito parceria com artistas que se destacam no cenário nacional. Em 2007 foi indicado ao Troféu Talento pelo disco de estreia do R.E.P, Proceder, e ao Prêmio Hutúz na categoria de “Melhor Álbum de Rap / Hip Hop Gospel da América Latina”. No final de 2009, L-TON iniciou carreira solo com a mixtape Solo; em Junho de 2012 lançou o seu primeiro disco oficial, Próximo Nível; e em 2018 soltou o elogiado EP Lado B.