Há quase 30 anos o Brasil foi tomado por uma influência musical e artística que revolucionou a música brasileira, o manguebeat e seu tutor, Chico Science com a banda Nação Zumbi. Agora, a história de Francisco de Assis França vai inspirar uma obra cinematográfica, anuncia produtor do filme em recente entrevista ao jornal O Globo.
Ainda em fase de pré-produção, pesquisa e captação de recursos, a cinebiografia do músico de Olinda será produzida por Denis Feijão, renomado documentarista brasileiro que biografou nas telinhas documentários musicais como “Sabotage: Maestro do Canão” e “Raul Seixas: O início, o fim e o meio”.
“Chico Science é um dos nossos super-heróis. Um cara que sonhava com os pés no chão e sabia que assim ia voar. Esse é um trabalho pelo qual tenho muito apreço. Estamos captando recursos, agregando pessoas, parceiros, para construir esse panorama artístico e, em dois anos, no máximo, começar a filmar — prevê Feijão
Chico Science e a Nação Zumbi surgiram em meados da década de 90 e misturavam ritmos nordestinos sob influências do soul music, funk, ska e hip-hop. Em 1997, sua carreira foi encerrada precocemente por um acidente de carro. Chico deixou dois discos gravados: “Da Lama ao Caos” e “Afrociberdelia”. Ambos os álbuns foram incluídos na lista dos 100 melhores discos da música brasileira da revista Rolling Stone. Da Lama ao Caos ficou na 13ª posição e Afrociberdelia na 18ª. Em 2008, a revista “Rolling Stone” promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, na qual Chico Science ocupou o 16ª lugar.
Fonte/Texto: Nação da Música