O mundo é uma bola ou é uma bolha? Depende da sua escolha!
“Escolha” é o novo single do Inquérito que chega às ruas hoje (28) como um “pé na porta” ao abordar a superficialidade das redes sociais, fake news, algoritmos e escolhas induzidas em meio a avalanche de informações diárias que nos é imposta.
A música, produzida por DJ Duh e com clipe de Rodney Suguita é provocativa como o Rap deve ser e traz a caneta sempre pesada de Inquérito vulgo Renan, com rimas que questionam a liberdade de nossas escolhas: afinal, nas teias dos algoritmos, quem realmente está no controle?
O single é a primeira produção a ser lançada após o álbum Tungstênio, sexto do Inquérito, que saiu em março deste ano. Em “Escolha”, Renan discorre, estrofe a estrofe, como pensador que é, sobre a influência dos filtros em nossas supostas decisões, das trilhas milimetricamente pensadas por inteligências artificias para nos conduzir a caminhos que pensamos ter escolhido livremente.
Gravado pelas ruas de São Paulo, em apenas um dia, o clipe mostra Renan contracenando com uma máquina de pegar ursinhos de pelúcia, representando simbolicamente a falsa facilidade de escolha que nos é oferecida pela internet, onde, com tudo à mão em apenas um click a gente acha que “tá no controle, tá facinho, mas… é igual máquina de pegar ursinhos”.
E a temática de “Escolha” não poderia ser mais atual. Ela abre o debate sobre nossas decisões às vésperas das eleições e propõe a reflexão: Como nos esquivar das opiniões compartilhadas por robôs e bots que disseminam notícias falsas e foram criados para fomentar discussões nas redes sociais, e que além de moldar nossas opiniões, acirram os ânimos, dividem a sociedade, marginalizam ainda mais aqueles que já estão à margem? E o pior: “protegidos” dentro desta bolha, estamos nos tornando cada vez mais intolerantes. Que atire o primeiro mouse quem nunca se viu às voltas de um debate interminável nas caixas de comentários de redes sociais.