Documentário discute os valores do Bilhete Único no Estado

Vídeo de cinco minutos avalia custos financeiros e sociais para a cidade metropolitana do Rio de Janeiro
 
Em 29 de dezembro de 2009, a Lei 5628/09 instaurou o Bilhete Único na região metropolitana do Rio de Janeiro. O que seria a solução para boa parte dos problemas da classe trabalhadora se mostraria, algum tempo depois, tanto o reflexo de uma cidade partida quanto mais uma fonte de receita para o crime organizado.
 
Avaliando os custos sociais e financeiros do Bilhete Único, o comunicador Wesley Brasil dirige e produz seu primeiro documentário, ‘bilhete.’, realizado em parceria com o Fundo da Casa Fluminense, instituição que atua na construção coletiva de políticas públicas por um Rio de Janeiro mais justo, democrático e sustentável.
 
“O cartão [do Bilhete Único] habita a carteira de muita gente, de Nova Iguaçu a São Gonçalo, do trem à barca. São muitas histórias de pessoas que cruzam a cidade metropolitana, sem direito a um trabalho digno perto de casa. ‘bilhete.’ surge da necessidade de compreender esse cenário e mostrar que ele é o resultado de uma cidade que não foi pensada para a vida do trabalhador”, explica Wesley.
 
‘bilhete.’ é composto por imagens de diferentes lugares da região metropolitana, em diferentes meios de transportes como trens, metrô, barcas, ônibus urbanos e BRTs. Na página do documentário no Facebook é possível encontrar reportagens e documentos oficiais que serviram como fonte de pesquisa – além de matérias recentes sobre os desvios dos cofres públicos relacionados ao vale transporte.
 
Sobre a Casa Fluminense
Formada em 2013 por ativistas, pesquisadores e cidadãos, a Casa Fluminense trabalha na afirmação de uma agenda pública aberta à participação de todos os fluminenses, não apenas para as áreas centrais da capital. Trata-se do polo de uma rede de pessoas e organizações que alcança toda a “cidade metropolitana”.
 
Sobre Wesley Brasil
Comunicador que colabora com jornais de diferentes mídias, do texto ao vídeo. Produz, como diz, ‘conteúdo com sorriso no rosto’ e sua mensagem envolve ideias, amor e correria – um processo criativo peculiar que desenvolveu ao longo de anos envolvido com projetos midiáticos e de entretenimento com impacto para a juventude.
 

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