A música fala sobre trabalho, educação e apropriação dos direitos e contou com a participação de Tô de Bone (trombone e arranjo de metais), Elias Costa (trompete), Denys Felipe (saxofone) e Jéssica Evangelista (flauta transversal) e produção musical da Rafael Franja.
O videoclipe, lançado simultaneamente mescla ficção e imagens documentais e tem como tema central as ocupações dos secundaristas.
No vídeo, Rubens Tomé interpreta ele mesmo, um jovem que se recusa a aceitar as políticas opressoras do sistema educacional e o sucateamento das políticas culturais.
Tomé, frequenta a oficina de MC da Fábrica de Cultura do Capão Redondo, em que Fino é o educador, e participou da ocupação de 51 dias, que completa 1 ano em Julho.
Fino e Sandro Lima, guitarrista da banda, que também é educador, acompanharam de perto a luta dos aprendizes que ocuparão as Fábricas de Cultura no ano passado.
Rafael Franja, produtor musical e baterista da banda, também participou ativamente das ocupações, ministrando uma oficina de produção cultural.
A banda se apresentou na ocupação da Fábrica de Cultura do Capão Redondo e essa vivência junto aos aprendizes é parte fundamental na construção desse trabalho.
Cartão de Ponto é o primeiro single que irá compor o trabalho ReQuebrada, que celebra a parceria entre Fino e o trio instrumental Ouroechá e será lançado em 2017.
Ficha Técnica:
Videoclipe | Cartão de Ponto
Direção: Fernanda Calil
Fotografia: Jorge Dayeh
Produção Executiva: NOSS.
Produção: CãoComAsas
Montador: Fernando Faria Freitas (Magnata)
Arte Gráfica: Victoria Andreolli
Elenco: Rubens Tomé
Música | Cartão de Ponto
Letra: Fino Du Rap
Baixo: Will Cavagnolli
Guitarra: Sandro Lima
Bateria: Rafael Franja
Part.: Quarteto de Sopro Rasgatim-tim
Produção Musical: Rafael Franja