Faixa marca retorno da dupla, depois de 9 anos sem lançar novidades, e tem participação do MC Funkero e sai pelo selo Mondé Musical
Grupo seminal do rap carioca, o Inumanos surgiu dentro das jam sessions que aconteciam na Lapa, no final da década de 90, e que são o mito fundador da Batalha do Real. Integrantes originais da Brutal Crew, organizadora da batalha, o MC Aori Sauthon e o DJ Babão lançaram o álbum “Volume Dez”, em 2006, com 13 faixas que entraram para a história do rap nacional. Depois de sete anos sem lançar faixas ou mixtapes, os Inumanos fizeram uma apresentação histórica na primeira etapa da Batalha do Real, em agosto, no Imperator, e estão de volta com uma faixa política, “Alerta”, gravada no Rubber Tracks, estúdio da Converse, em São Paulo, com participação do MC Funkero. A faixa foi masterizada por Carol Monte, no Top Five, produzida e mixada por DJ Babão e sai pelo selo Mondé Musical. O clipe foi dirigido por Rabú Gonzalez.
“Essa faixa é inspirada no desenho animado Akira, de Katsuhiro Otomo, e descreve uma cena apocalíptica. Seria uma coincidência com o que estamos vivendo? A rima e a batida expõem essa cacofonia, essa música é herdeira direta do que fizemos no primeiro álbum dos Inumanos, com muitas colagens e excesso de informação. Para expressar visualmente, além da direção do Rabú Gonzalez, um cara que, como nós, é apaixonado por quadrinhos, usamos imagens do caos urbano nos mais recentes protestos, em imagens da Mídia Ninja”, explica o MC Aori. “A música é sobre caos humano, desobediência civil e controle governamental”, completa Babão.
O clipe segue a dinâmica de outros clipes dos Inumanos, com cortes rápidos e um clima subterrâneo. As imagens foram feitas nas Lapa, claro, reduto do rap carioca. O Inumanos fez história com outros videoclipes, como “Polegar opositor”, “Monstros L.A.P.A.”, “Equipamento precário” e “Brutal Crew”, em uma época quando não havia a facilidade de produção dos dias de hoje. Uma cena criativa de onde saíram nomes como Marechal e Quinto Andar.
A música e o vídeo tem a participação do MC Funkero, que é cria e vencedor de várias edições da Batalha do Real e também finalista da Liga dos MCs, eventos organizados pela Brutal Crew. Atualmente, Funkero, que é de São Gonçalo, é parte do Cartel MCs.
Para saber mais:
Spotify
Google Play
Deezer