Pavilhão 9 é um som com o intuito de lembrar e levar a reflexão sobre o triste Massacre do Carandiru, que estará fazendo 24 anos neste dia 2 de outubro. O som possui diversas influências do ramo artístico; no rap segui mais influenciado pela Golden Era americana, posso citar: 2Pac, Nas, Big e WuTangClan. Também busquei muita influência em poemas de escravidão/abolicionistas, buscando passar o sentimento da pessoa presa, em um estado sem liberdade. Talvez o escritor que mais me influenciou foi o Castro Alves, um dos meus preferidos.
O conceito abordado é de um personagem fictício, em Eu Lírico, coloquei o personagem como um detento pecador(ninguém lá é santo), mas com uma vontade de vencer na vida e seguir um novo rumo após a saída da prisão. Durante a música, contei o dia da chacina como se cada verso fosse manhã/tarde/noite, respectivamente; colocando também fatos reais que ocorreram.
A produção musical foi realizada por Shamuckay, a mixagem e masterização foi realizada por M2K, a capa foi realizada por Matheus Rangel, a Lyric por Ariel Lemos.