De 22 a 27/05 – Cantagalo, Cajueiro e Rocinha
Depois de ganhar o Prêmio de Melhor Filme na Mostra Novos Rumos do Festival do Rio 2012 e de rodar o mundo passando por festivais de cinema em Nova York, Londres e Paris, o documentário A Batalha do Passinho, de Emílio Domingos, aporta nas comunidades do Rio para uma série de exibições gratuitas, seguidas de bate-papo com o diretor e com dançarinos do Passinho.
“Fazer A Batalha do Passinho foi viver no olho do furacão dos acontecimentos. Acompanhei o movimento crescer e se estabelecer como a mais nova representação cultural carioca. O Passinho é algo que o Rio de Janeiro nunca viu antes. Ele mistura o mundo virtual com o real e coloca a periferia e sua cultura num lugar diferente. De certa forma ele é a representação das mudanças que a sociedade brasileira sofreu nos últimos 10 anos. Tudo é ainda muito novo. Não é só a dança que é nova. É o jeito de se vestir, de falar, de entender e de se colocar no mundo. É uma revolução cultural que está acontecendo diante de nossos olhos. Em A Batalha do Passinho consegui traçar um arco do primeiro ato desse movimento. Como surgiu? Quem eram as pessoas que estavam lá desde o inicio? Quais eram os sonhos desses jovens? “, comenta o diretor Emílio Domingos.
A BATALHA DO PASSINHO (Brasil, 2012. Cor. 73 min. Livre).
Sinopse: Surgido nas favelas cariocas, o Passinho explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar o funk, o Passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos. O documentário acompanha de perto esse fenômeno e mostra de dentro do movimento a evolução dessa cultura.
SESSÕES:
Quadra da Escola de Samba Alegria da Zona Sul – 22/05 (sexta-feira), às 18hrs
Estrada do Cantagalo, 176, Copacabana. Bate-papo após a sessão: Cristian (dançarino), Leandra Perfects e o diretor Emílio Domingos
Largo do Cajueiro – 23/05 (sábado), às 18hrs
Largo do Cajueiro, em frente à Associação de Moradores da Vila Joaniza, Vila Joaniza, Ilha do Governador. Bate-papo após a sessão: dançarinos Cebolinha e Yuri e o diretor Emílio Domingos
Biblioteca Parque da Rocinha – 27/05 (quarta-feira), às 16hrs
Estrada da Gávea, 454, Rocinha, São Conrado. Bate-papo após a sessão: dançarinos Jackson e Lyppe e o diretor Emílio Domingos.
Fotos de divulgação:
https://www.dropbox.com/sh/h1jsz9k2y5o9x12/AABerxLmCc9RHCeR9VQ0GmEaa?dl=0
Patrocínio: Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro(SEC)
Apoio: C4/ Biblioteca Parque da Rocinha e Instituto de Desenvolvimento e Gestão
Produção: Jurubeba Produções
Coprodução: Osmose Filmes