Por Marcia Souza (#noiznamissão)
Eli Efi fundou o grupo de rap DMN no ano 1988 e foi o vocalista principal até sua saída do grupo em 2004. O DMN surgiu na época de expansão do RAP brasileiro nos bailes blacks, nas ruas da região central e das periferias da cidade de São Paulo. DMN (hoje nome próprio), em sua concepção era a sigla de “Defensores do Movimento Negro”, que liderado por Eli Efi tornou-se uma referência no movimento Hip Hop brasileiro, como um grupo de resistência e luta pelos direitos do povo preto.
Com o DMN, Eli Efi gravou “Isso não se faz” (sua primeira música) em 1991 na coletânea “Consciência Black” da gravadora Zimbabwe. Já em 1992 o DMN gravou seu primeiro disco “Cada Vez Mais Preto”, onde as músicas “4P”, “Mova-Se”, e “Aformaoriginalmental” tornam-se clássicos do hip hop brasileiro, de presença obrigatória no repertório dos shows, solicitada pelo público até os dias de hoje. O videoclipe da música “Aformaoriginalmental” foi indicado na categoria de melhor videoclipe no Vídeo Music Awards da MTV e foi ganhador da medalha de bronze na Premiação Colunistas de Criação de 1995. Posteriormente gravou o single “H.Aço” em 1998 o qual foi indicado na categoria de melhor vídeo clipe do Vídeo Music Awards da MTV Brasil e indicado na categoria de melhor música no premio Hutuz de 1999. A musica “H.Aço” escrita e interpretada por Eli Efi com participação especial do Edi Rock (Racionais MCs) continua sendo um dos maiores êxitos do rap brasileiro. Em 2001 lançou o álbum “Saída de Emergência” e “Essa é a Cena” em 2003.
Há cinco anos morando nos Estados Unidos, Eli Efi segue sua carreira solo ao lado da DJ Laylo, mantendo sua preocupação em oferecer uma música de qualidade, com um discurso social que transmita sua mensagem de luta. Com sua presença forte e energética no palco, o Eli Efi tem conquistado os públicos mais diversos dos Estados Unidos em lugares como o B.B. King’s, S.O.B.’s, Prospect Park Bandshell, Trinity International Hip Hop Festival, the Bronx Museum, the Queens Museum of Art, entre muitos outros. O Eli Efi também já teve a oportunidade de dividir o palco com artistas consagrados como o Chuck D do Public Enemy, KRS One, CL Smooth, Les Nubians, Styles P, Dead Prez, Talib Kweli, Jean Grae, Jeru da Damaja, Immortal Technique, Ras Kass, Lord Finesse, Hurricane G, David Banner, entre outros.
Além das suas apresentações nos E.U.A, o Eli Efi também tem se apresentado em vários países da America Latina como a Colômbia onde fez shows e palestras nas cidades de Bogotá, Baranquilla e Cartagena. Em 2007 viajou para a Cidade do Mexico e Viña del Mar, Valparaiso, e Santiago do Chile para participar de apresentações, oficinas, e palestras.
A trajetória musical e pessoal do Eli Efi é retratada no documentário “Estilo Hip Hop” que foi televisionado nacionalmente nos E.U.A. no canal “PBS” em junho de 2009. Ele também foi responsável pela produção da trilha sonora do filme. Atualmente o Eli Efi esta com um single novo nas ruas, chamado “Propaganda” e trabalhando na produção do seu primeiro álbum solo que contará com participações de alguns dos nomes mais importantes do rap brasileiro e internacional.
Atualmente trabalha como Engenheiro de áudio Na organização ” The Door” http://www.door.org/programs-services/creative-arts/TheDoorAlbum como onde idealizou e foi um dos produtores do Álbum Life & Sounds Vol. 1
Onde encontrar Eli Efi
https://soundcloud.com/eli-efi
https://www.facebook.com/eli.efi
http://www.youtube.com/watch?v=PBtkEBprAlc&feature=c4-overview&list=UU1Kuo8fRYMT2Eg5IcJ7TmxQ
Contanto:
Marta Celestino
Fone: 5511 99651 4996
Email: marta.celestino@gmail.com