O Núcleo de Preservação da Memória Política e a TVT – Televisão dos Trabalhadores disponibilizaram o documentário 1964 – Um golpe contra o Brasil na internet, em duas versões: completa e dividida em 10 capítulos – para facilitar a utilização por professores e organizações interessadas em debater o golpe de Estado.
O filme, uma produção conjunta desta parceria, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, foi dirigido pelo jornalista Alipio Freire e vem tendo grande procura por organizações da sociedade civil, escolas de ensino médio, cursinhos pré-universitários e universidades.
Desde o lançamento no Memorial da Resistência de São Paulo, em 2 de março, foram realizadas sessões e debates na abertura do Projeto Cine Bijou – Cinema e Memória, em 16 de março, nas três unidades do Cursinho da Poli (Santo Amaro, Lapa e Itaquera), em sessão especial para professores no Itaú Cultural promovida pela Apeoesp – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, todas em São Paulo, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em Campinas (SP), na Escola Florestan Fernandes do MST – Movimento dos Trabalhadores sem Terra, em Guararema (SP), e por organizações sociais do Vale do Aço, em Minas Gerais.
O Núcleo de Preservação da Memória Política produziu 200 cópias do documentário, que foram disponibilizadas para organizações da sociedade civil interessadas em promover discussões acerca do golpe civil e militar de 1964. Elas têm a opção de retirar a cópia no Núcleo (Av. Brigadeiro Luís Antonio, 2.344, conjunto 45, São Paulo (SP), tel. [11] 2306-4801, e-mail contato@nucleomemoria.org.br) ou solicitar que seja remetida via Correios. Nesse caso, será cobrada a taxa de envio. A prioridade é para organizações que programem atividades utilizando o filme.
O Núcleo Memória autoriza a todos os que receberem cópias do filme a fazerem pelo menos 10 cópias e entregar a outros interessados, aos quais se pede que façam novas cópias e as distribuam, de modo a contribuir para a difusão do documentário.
O filme foi publicado no Youtube, em duas versões: completa e dividida em 10 capítulos – para facilitar a utilização por professores e organizações interessadas em debater os motivos que levaram ao golpe de Estado, em 1964, quem esteve por trás dele, quem se beneficiou com isso e as consequências para o país.
Assista agora à versão completa do documentário ou faça o download para o seu computador.
Fonte – Núcleo Memória
Polifonia sempre na Vanguarda!