Festival musical no Ceará conta com mais de 120 atrações diferentes, entre elas, DJs, MCs, dançarinos, poetas e graffiteiros
O hip-hop na sua manifestação mais legítima. Essa é a ideia do músico Felipe Rima, ao criar, junto ao Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN) a “Ação Hip-Hop”, que insere na programação do VI Festival Rock-Cordel os elementos da cultural de rua: Dj, MC, graffiti, dança e muita poesia.
Por meio de um rodízio de 24 atrações semanais, as ações sob curadoria do rapper, poeta e produtor Felipe Rima são a integração das artes entre os jovens advindos de várias comunidades. “A ideia é democratizar o acesso aos palcos e legitimar o trabalho das representatividades do hip-hop”, destaca o jovem.
As ações acontecerão no palco da passarela do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com artistas da cidade de Fortaleza e também da região metropolitana, que se apresentarão entre os dias 19, 22 e 26 deste mês.
Além do próprio Felipe Rima, os DJs Marianho Penha e Flip Jay embalam o “Ação Hip-Hop”, bem como o grupo Oxente Break e atrações como Basquete de Rua, Freestyle Rimas, Vilão & R.Dog, Bulan Grafitti, Enxame, Rimativa, RDF, Davi Favela e Farol Hip-Hop são alguns dos grupos convidados para a celebração.
O músico, poeta e produtor Felipe Rima lançou, em setembro do último ano o disco “Entre o Batuque do Coração e a Poesia da Vitória” em Fortaleza, São Paulo, Poços de Caldas – MG, Cariri e em Buenos Aires, na Argentina e vem fazendo um trabalho de prevenção ao HIV/Aids tendo inclusive uma canção do álbum inserida no documentário “Viralistas” produzido pela MTV.
O evento
O evento recebe, durante 13 dias, mais de 120 bandas de vários estados do país. Esta é a sexta edição do festival que destaca a música autoral. Os concertos acontecem, simultaneamente nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB).
No CCBNB, os shows estão marcados para o período da tarde e começo da noite, entre 12h40 e 19 horas; no Anfiteatro, sempre a partir das 18h30, até pouco antes da meia-noite. Os horários contemplam todos os públicos, desde quem trabalha ou almoça no Centro e pode aproveitar a programação durante a semana até quem está livre apenas depois do expediente. No fim de semana, o público tende a aumentar. O acesso, vale ressaltar, é gratuito.
Entre as bandas locais selecionadas, constam desde as iniciantes até veteranas, cujo trabalho já é relativamente conhecido na cidade – a exemplo de Mafalda Morfina, Renegados, Caco De Vidro, Macula, entre outras.
Mais informações
VI Rock Cordel. De hoje até 28/01, no CCBNB-Fortaleza (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro) e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Gratuito. Programação completa:http://bnb.gov.br/
Contato: (85) 3464.3108
Dia 19 de janeiro, a partir das 19:30
DJs – Mariano Penha
Freestyle – Basquete de Rua 15min
Break – Oxente Break / X Break – (Momento coreografia) 30min
Rap – Tyle Rodrigues – Show 30min
Break – Oxente Break / X Break – (Momento Batalha Show) 30min
Freestyle – Rimas 15min
Rap – VM Na Rima – Show 30min
Grafite – Doug
Dia 22 de janeiro, a partir das 17:30
DJs – Flip Jay
Freestyle – Basquete de Rua 15min
Break – Grupo Enxame / C. B Power Muv Crew – (Momento coreografia) 30min
Rap – Rimativa – Show 30min
Break – Grupo Enxame / C. B Power Muv Crew – (Momento Batalha Show) 30min
Freestyle – Rimas 15min
Rap – RDF Relatos de Fortaleza – Show 30min
Grafite – Davi Favela
Dia 26 de janeiro, a partir das 19:30
DJs – Mariano Penha
Freestyle – Basquete de Rua 15min
Break – É nois Crew / Farol Hip Hop – (Momento coreografia) 30min
Rap – Vilão & Rdog – Show 30min
Break – É nois Crew/ Farol Hip Hop – (Batalha Show) 30min
Freestyle – Rimas 15min
Rap – Erivan Produtos do morro
Grafite – Bulan Grafitti